sábado, agosto 08, 2009

quinta-feira, agosto 06, 2009

CADÊ O PLANEJAMENTO PRA LIBERTADORES?

Antes de abordar o assunto propriamente dito, é de conhecimento de todos que a Libertadores 2010 é o grande objetivo da diretoria e a maior obsessão entre os torcedores alvinegros.

Bom, isso é um ponto.

Agora vamos lá.

Normalmente a competição sulamericana tem início ao final de Janeiro e vai até o mês de Julho.

Me parece lógico que o time que quer encarar o torneio com um real objetivo pra ganhá-la, há de se ter um elenco montado e organizado já desde o meados do segundo semestre do ano anterior, até pra poder dar conjunto e entrosamento ao time.

Podendo claro, acertar poucos detalhes no início do ano e ao decorrer da competição.

Acho que isso até criança entende, não?

Agora vamos lá, o que passa na cabeça de quem comanda o futebol do Corinthians achando que vai montar o real elenco pra competição as vésperas de iniciá-la?

Será que eles acham mesmo que podemos ter chance de ganhar a Libertadores com vários jogadores importantes chegando em Janeiro/2010?

É assim que se planeja o maior objetivo?

Fazer um catadão (mesmo que com estrelas) logo depois das férias e rezar pra que dê certo?

Pra mim tá claro que é um absurdo gigantesco.

Só recordando que, o time campeão de tudo no primeiro semestre (Paulista invicto e Copa do Brasil) teve a espinha dorsal montada durante todo o ano de 2008 somado a chegada de algumas peças pontuais para 2009.

E só deu certo por isso.

Se eu tivesse a certeza de que jogadores chegarão ainda durante 2010 pra vestir a camisa e jogar efetivamente como parte da preparação pra Libertadores 2010 eu até faria um esforço pra entender esse desligamento do time no Brasileiro 2009.

Mas o que me deixa angustiado é que não estou vendo isso.

Poderíamos imaginar que talvez esteja entre os objetivos da comissão Técnica entrarmos de férias antecipadamente pra preparar a equipe pra 2010.

Bem, se isso for feito com os jogadores já contratados, fazendo um ou dois meses de Brasileirão pra entrosar, eu até nem ligo e acho completamente dentro do aceitável.

Obviamente gostaria do penta, já que era bem provável que lutaríamos pelo título se mantivéssemos a equipe, porém aceitaria usar o segundo semestre pra treinar pro ano que vem se os tais substitutos já estivessem a disposição do Mano.

Coisa que a princípio, parece não acontecerá.

TRANSIÇÃO SOFRÍVEL

Náutico 1x0 Corinthians

Eu já vou direto na percepção óbvia que esse jogo me fez visualizar.

Não dá mais pra jogar nesse esquema com os jogadores que hoje temos a disposição.

O 4-3-3 só funcionava com a mobilidade que o Cristian dava ao meio, com a qualidade e a rapidez de raciocínio do Douglas e a saída de bola do André Santos, somado ao Ronaldo finalizando as jogadas criadas.

Hoje não temos nada parecido com isso.

Do jeito que está, dá pena ver o Jucilei se matando no meio.

Ele bem que tenta, mas claramente precisaríamos de uns três no mesmo estilo pra poder desenvolver um algo mais.

Se tem um fato positivo no jogo de ontem apesar da derrota, é que gostei muito da volta do Edu, um jogador que tem uma técnica flagrante acima dos demais.

Mas tanto ele, quanto os outros do meio, precisam de alguém pra segurar a bronca como fazia o Cristian, fechar o meio campo na marcação, com poder de saída de bola objetiva, além do contato forte com o meia de criação do outro lado.

Por enquanto o Jucilei não é esse jogador.

Pode ser mais pra frente, mas hoje é um desperdício ele alí atrás e o time sem alguém mais incisivo na frente, chegando nos atacantes.

Ontem o time mostrou que do jeito que está não "machuca" ninguém, ainda mais com Bill, Henrique ou Souza de opções pra definição.

A desvantagem (se é que podemos dizer isso) de ter o Ronaldo no elenco é essa, quando ele não joga as opções são tão inferiores que chega a doer de ver o time fazendo as poucas jogadas ofensivas sem ninguém pra colocar a bola pra dentro.

Enfim, uma derrota dolorida, pois culmina com uma conclusão de que nessa transição entre o campeão do primeiro semestre e o time atual, não deve dar esperanças a torcida de almejar algo mais durante o restante da temporada.

domingo, agosto 02, 2009

RECONSTRUÇÃO

Corinthians 0x0 Avaí

Friamente, podemos até analisar e considerar que perdemos várias chances de gols e que o Eduardo Martini, goleiro do Avaí, foi o melhor em campo.

Mas o visitante também teve boas chances de matar a partida e ao final o empate acabou sendo um resultado mais justo diante das propostas apresentada durante o jogo.

Resumindo, perdemos dois pontos em casa e a distância ao final da rodada para o líder aumentou de sete para nove pontos.

Mas o preocupante mesmo é a forma como o time vem se portando em campo, desmontado e ainda perdido diante da nova formatação dos jogadores e esquema.

O desmanche aniquilou o Corinthians recém campeão da Copa do Brasil e aquele time bom de bola, vencedor e seguro, não existe mais.

Agora, no meio do campeonato, o Corinthians deverá ser reconstruído, e obviamente existe o temor de que não haverá tempo necessário de que isto aconteça.