quinta-feira, setembro 28, 2006

NOTA ZERO

Que jogo chato!

E o Lanús jogou exatamente como eu esperava (vide o post "Sobre o Lanús"), completamente trancado.
Com a posse da bola, tocava pro lado e só ía pro ataque na boa.

E o Corinthians até que tentou mas, irritantemente afunilou as jogadas de ataque o tempo todo e não procurou jogar pelas laterais como eu achava necessário.

Tecnicamente, o time foi de doer.
Morumbi vazio (apenas 4 mil heróis), jogo horrível, futebol nota zero como o placar.
Nem merece um post maior do que esse.

Abraços, O Elton.

quarta-feira, setembro 27, 2006

GUSTAVO NERY NO LUGAR DE C.ALBERTO: ANÁLISE TÁTICA TIMÃO X LANÚS

Bom dia amigos, já pensando no clássico contra o Prantos, acho que uma alteração importante a ser testada seria a entrada do G.Nery no meio de campo na vaga do C.Alberto. Este último não poderá jogar contra o Prantos e acho que seria uma ótima opção, seria um meio de campo em forma de losango, assim como o meio de campo dos sardinhas tbm, bateriam de frente G.Nery com Cléber Santana, Magrão com André Luis e M.Mattos teria Zé Roberto pela frente, assim como Roger jogando livre teria Maldonado em seu encalce.

As laterais serão vitais para vencer o jogo, assim como no jogo de hoje onde enfrentaremos um time que joga com uma linha de 4 atrás.

Não vejo melhor opção para Leão montar a equipe, ganharíamos em velocidade, marcação e arremates de fora, sem contar que Roger só joga quando não tem obrigação de marcar e com Rosinei muito mal esse ano, acho que apostar em dobradinha pela esquerda com Nery e César e Magrão pela direita, aí sim com Rosinei improvisado, já que com o Coelho não tem condições, pelo amor de Deus, seria ótima opção.

Outro questão importante é tomar cuidado com a velocidade e o faro de gol do avante Graf, ele vem chamando a atenção no campeonato Argentino, Marinho nele o tempo todo e vamos que vamos.

Em fim, essa é a análise tática pro jogo de hoje e com perspectiva pro jogo contra as sereias.

Corinthians
Marcelo; Eduardo Ratinho, Marinho, Betão e César; Marcelo Mattos, Paulo Almeida (Rafael Fefo ou Carlão), Carlos Alberto e Roger; Amoroso e Rafael Moura.
Técnico: Emerson Leão

Lanús
Bossio; Graieb, Ribonetto, Romero e Velásquez; Aguirre, Valeri, Salomón, Matias e Archubi; Graf.

Técnico: Ramón Cabrero

Data: 27/09/2006 (quarta-feira)
Horário: 22h Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Carlos Torres-PAR Auxiliares: Antonio Arias e Nelson Cano-PAR
Transmissão: Globo


Fernando Galã!

terça-feira, setembro 26, 2006

SOBRE O LANÚS

Assisti o segundo confronto do Lanús contra o Vélez; jogo esse que deu a classificação ao time grená pra pegar o Corinthians na próxima fase da Sul-Americana.
Segue abaixo uma pequena análise do que vamos enfrentar.

É um time predominantemente defensivo, ainda mais jogando fora de casa. Eles fazem uma linha de quatro atrás e ainda jogam constantemente com o bom primeiro volante 5-Pelletieri, no meio da zaga.
Isso mesmo!
Além dos laterais que marcam muito e pouco apoiam (o esquerdo, 3-Velasquez tem mais qualidade), o time ainda fica com três jogadores na zaga.

No meio campo mais proteção, dois volantes marcadores e dois armadores que se movimentam muito; que atacam quando estão com a posse de bola e se fecham nas marcação quando o adversário ataca.

Na frente joga isoladamente um atacante que me pareceu fraco, o 24-Claudio Graf, que só levará perigo quando um dos meias se aproximar.
A formação de 5-4-1 fica bem sólida na defesa, porém é um time que dificilmente criará problemas pra nossa defesa pois raramente vão pro ataque com mais de dois jogadores, no máximo três.

Mesmo assim convém ficar atento, pois os dois armadores do time são bons e devem ter uma atenção especial dos nossos volantes, são eles o 11-Rodrigo Archubi (fez os 3 gols dos confrontos com o Velez) que é mais técnico e bom finalizador e o 21-Marcos Aguirre que é rápido e joga com velocidade.

Talvez o único lado bom de jogar no Morumbi é que o campo tem maiores dimensões do que o Canindé, o que pode proporcionar ao Leão de explorar o jogo pelas laterais (de preferência sobre o lateral direito 4-Graieb que é mais lento) e provavelmente abrir a fechada e defesa argentina.

Outra coisa que me chamou a atenção é que essa Copa Sul-Americana 2006 pro Lanús é importantíssima. O time tem pouca tradição de títulos, pois nos 91 anos de história a sua maior conquista foi a Copa Conmebol de 1996 quando bateu na final o Independiente Santa Fé da Colômbia.
Por isso vêem esse torneio como um grande objetivo, claramente observado na vibrante comemoração dos jogadores logo após o jogo contra o Vélez em que se classificaram pra pegar o Timão.

Portanto, todo cuidado é pouco e o ideal seria vencer bem na quarta-feira aqui e poder jogar com o resultado na casa deles.

Abraços, O Elton.

segunda-feira, setembro 25, 2006

OUTRA DERRAPADA

O Corinthians foi até Porto Alegre, derrapou e mais uma vez empatou no Brasileirão, agora contra o vice campeão do ano passado Inter em 1x1.
O meia Carlos Alberto abriu o placar e numa falha de Marcelo (depois de grande defesa) os gaúchos empataram.
Devido a um compromisso particular não pude ver e nem ouvir o jogo, apenas os melhores momentos no fim de noite.

Portanto para "ilustrar" a reação da torcida pós-jogo, separei alguns comentários dos amigos participantes da nossa Comunidade no Orkut; opiniões essas que giraram em torno da falha do nosso goleiro e também do Leão ter retraído o time no segundo tempo tirando os meias ofensivos.

Sobre Leão
Vitor Malta:
"Temos que lembrar que este assumiu o time na zona de rebaixamento (Lanterna?) e lentamente tirou o time. Temos de lembrar que a nossa defesa não era das mais consistentes e lentamente tá evoluindo."

Rodrigo:
"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Ele tem errado sempre nas substituições."

Bruno:
"Eu acho que o Leão está muito medroso, acho que ele está substituindo errado. Mas eu entendo o pensamento dele, a nossa zaga continua com os mesmo jogadores. Ele não confia na zaga, então ele sempre recua o time quando começa a pressão."

Rogério Scroob:
"...acho que em alguns jogos dava pra por o time pra frente e garantir uma vitória mais tranquila, sou contra ele encher de zagueiro e volantes praticamente todo jogo pra segugar resultado, como eu disse, algumas vezes isso é necessário, outras desnecessario, mas tbm não da pra reclamar muito, afinal o time melhorou muito com ele."

Marcio Kings:
"...ele vem mexendo errado. Ou melhor retrancando logo que faz um gol. Acho que ele tem que ser mais corajoso e buscar a vitória. Se ele não tivesse o nome que tem já teriamos alguns criticos o chamando de retranqueiro ou covarde."

Lucas Bolivar:
"eu acho que ele foi covarde hoje.. ficou um time defensivo..e trouxe o Inter para cima, mas quase deu certo se o GN não perde aquele gol!!"

José Luis:
"... temos que montar um time para o ano que vem e isso ele vem fazendo, já temos um desenho de time e isso não é fácil, ele foi o único treinador depois do Parreira há nos dar um time com cara de "TIME". A paciência agora é importante e temos que confiar no seu trabalho."

Sobre a falha do Marcelo
Daniel Dandan:
"Mais uma vez o Marcelo cometeu uma falha BIZARRA. Até quando ele vai enganar todo mundo fazendo grandes defesas, porém entregando jogo sim, jogo não, de forma SEMPRE bisonha?"

Rogério Scroob:
"Concordo, e não é de hoje que falo isso."

José Luis:
"O Marcelo é muito irregular, aliás o único setor do time que está mostrando regularidade é o miolo de zaga e a dupla de volantes."

Marcio Kings:
"...faz grandes defesas e toma uns frangos..."

Jabor:
"Nunca vi nenhum goleiro de ponta encaixar a bola e abaixar a cabeça, todos olham para a frente...grotesca a falha."

Um abraço à todos, O Elton.