sábado, março 15, 2008

DEFESA! DEFESA! DEFESA!

Corinthians 2x2 Juventus
Tudo bem que a história mostra que o Moleque Travesso costuma aprontar com o Corinthians, mas hoje foi um empate completamente desnecessário.
Essa história de que o time precisa jogar pra frente, ser ofensivo, procurar apresentar um futebol com mais plástica, é coisa pra super elenco e pra time montados com base em jogadores técnicos.
Que bobagem!
Que grande bobagem.
Mano, por favor, volte a sua convicção e ponha o Corinthians como se deve, principalmente nesse 2008, vamos jogar na defesa, ou como ofensivistas irresponsáveis chamam costumeiramente, ponha o time na retranca, jogue no contra ataque aproveitando os avanços dos alas e na velocidade do Dentinho, e fazendo um gol, ou dois no máximo, ganharemos os trës pontos e continuaremos subindo na tabela.

Ou será que vamos ter de aguentar ficar tomando gols nas costas do André Santos de times como o Juventus?
Como se não bastasse um, foram dois.
O futebol não se faz apenas com esquadrões técnicos, mas também com grandes times montados a partir de uma defesa bem feita e executada por sólidos jogadores defensivos.

O "meu" Detroit Pistons na NBA que o diga.
Sexta à noite deu uma aula no ofensivo San Antonio Spurs, um time conhecido pelo seu avassalador ataque, mas que não foi páreo pro nosso paredão defensivo.
Ganhamos, e lá, já estamos nos playoffs.
Quem assiste o basquete americano sabe e já deve ter ouvido muitas vezes a torcida local gritando pra que o time faça uma defesa forte e não deixa o adversário infiltrar em seu garrafão.
Defense! Defense! Defense!

Que o Corinthians e principalmente o Mano Menezes volte a sua idéia original e coloque o time na defesa.
Espetáculo hoje pra mim é um belo carrinho lateral, uma bela cabeçada do zagueiro tirando a bola de nossa área, ou até um grande desarme do nosso volante cão de guarda, no máximo uma boa defesa do Felipe.
Futebol que é futebol, explora todas as variações.

sexta-feira, março 14, 2008

DEIXANDO O SENSO CRÍTICO DE LADO

Quem está escrevendo é o Rodrigo Jesus da Silva. Não o cara que tenta pautar suas opiniões, todas elas, pela razão, mas o fanático corintiano, assíduo frequentador das arquibancadas.

Estou para dizer isso há bastante tempo. Sempre me segurei. Mas hoje eu acordei com vontade de dizer, de escrever! Como diria o Gonzaguinha, "não dá mais pra segurar, explode coração!": O Corinthians será campeão paulista de 2008 e é o grande candidato a ganhar a Copa do Brasil também!

Digo isso porque apesar da certeza que tenho de que esse time do Corinthians não é um timaço, vejo uma grande evolução, e os números mostram isso. De total desacreditado a vice-líder do campeonato, desbancando os favoritíssimos São Paulo e Palmeiras! Quem diria?

Amanhã enfrentaremos o Juventus no Morumbi e tenho certeza que venceremos o "Moleque Travesso", que tantas travessuras ja nos pregou. Se o Guaratinguetá não vencer, na pior das hipóteses, dividiremos a liderança do campeonato com o time do interior. E quem conhece o Corinthians sabe que muitas vezes perdemos títulos, mas poucas vezes perdemos por 'pipocar'. Essa característica não nos pertence! É evidente que ainda mantenho as criticas que já fiz ao Mano Menezes. Mas tenho de concordar que muitas dessas críticas se devem ao fato de não ser muito fã do estilo gaúcho do treinador e não pela sua falta de qualidade. Em 'mata-mata' a mística corintiana costuma prevalecer. Quem viu aquele time campeão brasileiro de 1990 sabe bem do que estou falando.

A vitória no Campeonato Paulista nos impulsionará para a conquista da Copa do Brasil! Vejo claramente o ano de 1995 na minha mente. Guardadas as devidas proporções, nossa situação atual guarda bastante semelhança com 1995. Em 1995 havia 5 anos que não ganhávamos um mísero título e 7 anos sem ganhar o Campeonato Paulista. Além disso, vínhamos de uma seqüência traumática de derrotas em decisões contra o Palmeiras.

Nosso time nem de longe era o favorito, mas durante o campeonato foi demonstrando a sua força. Primeiramente ao vencer o São Paulo por 2 a1, numa partida que ficou gravada pela confusão causada pelo Júnior Baiano, então zagueiro tricolor, que acusou o árbitro Oscar Roberto Godói de atuar sob efeito de álcool.

Depois, num dos maiores Corinthians X Palmeiras da história, vencemos o nosso rival de virada, com direito a gol do 'meio da rua' do Marcelinho! Fomos para a fase final e mostramos nossa força. Passamos sem maiores dificuldades pelas semi-finais e mais uma vez enfrentamos o Palmeiras na decisão.

No primeiro jogo merecíamos a vitória. Abrimos o placar com Marcelinho mas nos minutos finais Nilson empatou para os porcos! No segundo jogo, após um primeiro tempo tenso, logo no início da segunda etapa o balde de água fria: gol de Nilson... Palmeiras 1 a 0! Parecia que o filme ia se repetir. Mas o Corinthians conseguiu o empate numa cobrança de falta magistral de Marcelinho e segurou o empate até os 13 minutos do segundo tempo da prorrogação, quando Elivélton acertou um chute no ângulo do gol do Palmeiras, sacramentando nossa vitória.

Na Copa do Brasil, enfrentamos o temido Grêmio, que tinha na sua dupla de ataque, formada por Paulo Nunes e Jardel, uma arma mortífera que ja tinha aniquilado o Flamengo, com Romário, Sávio e Edmundo e no ano do centenário do clube.
Parte da mídia dava como certa a vitória gaúcha, ainda mais depois que o Corinthians venceu o Grêmio na primeira partida, no Pacaembu, por 'apenas' 2 a 1. O perigo era o gol tomado dentro de casa. Lá, no sul, ganhamos por 1 a 0, com nova atuação de gala de Marcelinho, e nos superamos pela enésima vez na nossa história.

Algo me diz que repetiremos em 2008 as façanhas de 1995.
AMÉM!

segunda-feira, março 10, 2008

NO G4 NOVAMENTE

Corinthians 2x0 Guaratinguetá

O time começou bem, foi pra cima do líder e logo cedo fez o primeiro gol. Porém isso fez com o que o time recuasse demais e o Guará teve várias chances. Gostei do Carlos Alberto, que foi voluntarioso e apresentou-se bem várias vezes na frente. Apesar de cruzar a bola no primeiro gol, o meia precisa melhorar esse fundamento. Rincon e Heverton também foram bem, esse último deu bons passes e deu criatividade ao time na primeira etapa. Dentinho vem crescendo cada vez mais. Só não entendi porque o Perdigão, homem de confiança do técnico, começou no banco. Hoje o Bóvio provou que não serve nem pra gandula do time. Teve a missão de marcar o principal articulador adversário e foi um desastre.

Enfim, boa vitória. Acho que o caminho para a classificação tá bem aberto agora. Nas próximas rodadas haverá confrontos diretos entre times que lutam pelas vagas (São Paulo x Barueri, Palmeiras x Ponte Preta, São Paulo x Palmeiras) e nós pegaremos adversários mais fracos.

Por Denilson Barbosa