sexta-feira, julho 06, 2007

SÍNDROME DO PRIMEIRO GOL

É a tal da sindrome do primeiro gol...
Digo, como disse no jogo do Palmeiras e no jogo do Sport, se tomarmos o primeiro gol a derrota é quase certa, TALVEZ com muita reza empataremos.
Já o inverso, se fizermos o primeiro gol, TALVEZ poderemos até ganhar, pois aí o Carpa segura mais o time, os volantes não precisam se preocupar em armar e sair pro jogo e a zaga fica bem protegida.

Agora tomando o primeiro gol eu duvido que o Corinthians consiga virar, esse atual time não tem força pra virar uma partida. A única partida que viramos foi contra o America, último colocado, e o Wiliam ainda estava no time, e mesmo assim foi meio tenso.
Um time como o Corinthians, sem criatividade no meio, cheio de volantes (um improvisado na LE), um meia mau preparado (pelo menos por enquanto não dá pra confiar no Dinelson), um atacante como o Clodoaldo (ainda bem que ele vai pro banco), um lateral que não sabe ao menos levantar uma bola certa na area, e o ROSINEI no meio, só fará gol por milagre.

Em times assim, a saída geralmente são as bolas paradas (o time ruim dos porcos ganhou da gente assim, e o primeiro do Sport a mesma coisa). Só que a porra do elenco PROFISSIONAL do Corinthians não tem sequer UM jogador que saiba levantar uma bola na área, seja em uma cobrança lateral de falta ou um escanteio. Não estou pedindo nem um jogador que FAÇA GOLS de falta como o Marcelinho ou o Neto, só um pra levantar a bola na área, mais ou menos como o Riquelme fez no Boca. SÓ ISSO!! Será que pedir isso é muito pra um elenco que se diz PROFISSIONAL em um time da grandeza do SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA???
Sinceramente acredito que não.

E aí o que acontece. O meio (no caso hoje só temos um MEIA) não cria, passando essa responsabilidade para os VOLANTES, que naturalmente não sabem e nem é a função deles fazer isso. Mas vamos lá, os volantes tentam sair pro jogo e fazer o que o meia não faz, assim deixam de executar com precisão a sua função originária, a de marcar, roubar a bola e tocá-la rapidamente.

Os alas, que em nosso esquema 3-5-2 deveriam ajudar na armação não conseguem fazer com precisão, pois um deles é um volante (e olha que eu acho que o Marcelo Oliveira vem executando bem essa função, que nem dele é) e o Pedro, que chegou com status de craque e não consegue acertar um passe de 2 metros, o que dirá levantar uma bola com precisão pro Finazzi cabecear, esta mais preocupado em brigar com os jogadores do outro time e ganhar o jogo no grito do que propriamente ajudar o time e jogar bola.

Aí, com os volantes tendo que sair pro jogo, os alas perdidos, a zaga fica aberta, e é aí que entra a estatistica que até o jogo do Palmeiras tínhamos tomado apenas 2 gols no campeonato, e nas duas últimas partidas já tomamos mais que o dobro (3 gols). Não é de se espantar, pois como eu sempre disse, pode ser qualquer zaga, que se jogar aberta e no mano a mano vai levar gols mesmo.
E aí a torcida caiu na real e se desiludiu com o Zelão.

Mas não é ele o problema. Lembro de uma entrevista na primeira fase de um jogador do qual não me recordo, onde ele dizia que o segredo do Corinthians era que cada jogador estava fazendo a sua parte, desempenhando bem o seu papel, dentro de campo.
Com a saída do Wiliam nesses jogos, o time todo teve que dividir a responsabilidade pra armação, sem ter qualidade pra isso, assim abrem-se os espaços e o que era um time organizado e a melhor zaga do campeonato virou um time perdido sem inspiração nenhuma, dependendo de um lampejo, ou mesmo uma "cagada" pra fazer UM mísero gol.

É isso aí, é dificil concordar com o xará (Daniel da 1910 Orkut), mas está tudo se encaminhando pra perdermos amanhã e pegarmos os bambis novamente em crise. É impresionante como caimos de produção, por diversos motivos, duas ou três partidas antes de pegarmos o São Paulo.
Pelo menos o Finazi volta amanhã, e que pelo amor de Deus, cale minha boca São Jorge!

Daniel de Medeiros

quinta-feira, julho 05, 2007

CAINDO PELAS TABELAS

O palco foi a Ilha do Retiro, um dos piores gramados do Campeonato Brasileiro 2007, e quem comandou a partida, sem dúvida um dos piores árbitros da história do futebol, o tal de Washington José Alves de Souza, que deveria ser juiz de vôlei já que assim não haveria contato entre os jogadores e ele não inventaria tantas faltas absurdas.
Porém, nada disso é desculpa para a segunda derrota consecutiva do Corinthians, por 2x1 frente a fraca equipe do Sport Recife.

O Corinthians foi melhor no segundo tempo do que no primeiro.
As alterações do intervalo colocou o time mais próximo do gol adversário, pois Dinelson entrou melhor, fixou o Wellington na lateral esquerda apenas pra defender e juntou no lado direito o Carlos Alberto pra ajudar o Everton Santos.
Com isso o time superou as dificuldades do gramado e mesmo fazendo uma partida naquele padrão dos últimos jogos, não corria risco e ainda levava perigo ao gol do Sport.

Mas o problema é que os dois Marcelos estavam muito mal mais uma vez.
Além do Kadu que é muito estabanado.
Só critico o Carpegiani nesse jogo pois achava que ele podia arriscar um pouco mais deixando o Bruno Bonfim em campo pra armar junto com o Dinelson, já que voltamos perdendo do intervalo.
Mas logo em seguida o Corinthians empatou em um belo gol do próprio Dinelson e de certa forma controlava o jogo.

Porém claramente o preparo físico nos derrubou.
O lance do segundo gol mostra que Carlos Alberto, Marcelo Oliveira e Zelão estavam mal fisicamente e não conseguiram acompanhar o jogador do Sport.
Enfim, estamos caindo, caindo...

O Elton

terça-feira, julho 03, 2007

CORNETAR, FAZ PARTE

A 1910 cornetando, após a derrota contra o Palmeiras:

- Cada jogo que passa, ele consegue se superar em ruindade.
Rafael de (sobre Marcelo Mattos)

- Sempre foi carniceiro da pior qualidade, estilo Cocito, Otacílio...
Marcos (sobre Marcelo Mattos)

- O Vampeta com 60 anos joga mais que o Mattos.
André

- Bem o Rosinei é isso aí.. para mim ele é o pior do time disparado...
Lucas Bolivar

- Enfim, se o Betão é de fato "café com leite", então ele que vá jogar na várzea (que por sinal leva cascudo se falhar).
Shadow

- Isso de ficar tentando ser o politicamente correto, o campeão de fair play ja encheu o saco.
Scroob (sobre o Betão)

- Quando contraram ele eu disse que era fraco.
Wesley (sobre o Carpegiani)

- Um time que depende do William nao vai pra lugar nenhum.
Jon Mil Grau

- Carpegiani até hoje não sabe a que veio.
Patricia

- Nem dá pra esperar mais nada do Rosinei, erra a maioria dos passes e sempre procura a pior opção pra fazer as jogadas.
O Elton

- Pedro, Rosinei, Marcelo Mattos... Dá nojo ver esses caras "armando" o ataque corintiano!
Rodrigo

- Não dá mais pra aturar Betão e Rosinei eternos no time titular...Esse time é revoltante.
Daniel

- Mas, na boa, se não botasse o Rosinei já melhoraria 100%.
Ândi

- Se você não lembra, foi esse infeliz que cedeu o escanteio, após interceptar um passe com a genitália.

Caio (sobre o Rosinei)


Obs. Todas as frases foram retiradas dos tópicos pós jogo da Comunidade 1910 no Orkut.

domingo, julho 01, 2007

SEM CRIATIVIDADE, DE NOVO

E o Palmeiras venceu o clássico por 1x0.
O Corinthians está até que bem arrumado do meio pra trás, com dois zagueiros jogando fixo e Betão fechando quando o time adversário tem a posse de bola. Com a ajuda dos dois Marcelos a frente desse trio, fica difícil o time adversário chegar ao gol do Felipe.Aliás, ontem achei o goleiro meio tenso, talvez por ser um clássico.

O problema mesmo é do meio pra frente.

O time não machuca ninguém.
Não temos um meia habilidoso, isso é fato e todos sabem, mas nem velocidade com objetividade os jogadores do meio conseguem colocar no time.
Nem dá pra esperar mais nada do Rosinei, erra a maioria dos passes e sempre procura a pior opção pra fazer as jogadas. Dinelson sentiu a responsa e só se enrolou. Vai ter de melhorar muito pra ser o cara da criação.

E no ataque o de sempre, Everton Santos correndo, lutando, mas sem muita criatividade.
E Clodoaldo? Bem, ele é só jogador de área e mesmo assim bem limitado. Esperar qualquer coisa além disso é querer demais.
Resumindo, do meio pra frente, o time não existe.

E se toma um gol como ocorreu ontem, ainda mais no fim do primeiro tempo, o time não tem poder de reação.
Ontem, especificamente, tomamos um gol por falha de posicionamento.
Até uma criança de 5 anos sabe que escanteio batido no primeiro pau é fatal se a zaga não chegar na bola antes. E Betão vacilou sim chegando depois. E Marcelo Mattos vacilou também não acompanhando Dininho que chegou livre no segundo pau.

Duro mesmo é não ter perspectiva pra uma melhora com os jogadores que temos no elenco.
Carpegini, vai sofrer pra arrumar isso.
E a torcida, também.


O Elton