sexta-feira, novembro 16, 2007

AMEAÇAS DE MORTE

O Jornal Diário de São Paulo de hoje traz uma matéria segundo a qual alguns jogadores do Corinthians teriam sido ameaçados de morte caso ocorra o eventual rebaixamento do clube no Campeonato Brasileiro.

Num primeiro momento, acredito que se trata de uma matéria sensacionalista, já que não traz nenhuma informação sobre quais jogadores efetivamente teriam sido ameaçados, além da reação de surpresa dos próprios jogadores e do técnico Nelsinho quando questionados sobre as supostas ameaças.

Esse fato, porém (matéria sensacionalista), não ameniza o sentimento de repulsa que senti quando visitei um tópico sobre o tema na comunidade do Corinthians no orkut.

Sou um corintiano fanático e sou capaz de cometer qualquer loucura pelo Corinthians (e já cometi muitas). Amo o Corinthians mais do que tudo na minha vida. Porém, acho inconcebível que ameaças de morte sejam feitas contra os jogadores ou contra qualquer ser humano, ainda mais tendo por pretexto o futebol.

O esporte, de uma forma geral, é um meio de agregação social. Muitas pessoas, porém, utilizam o esporte simplesmente para manifestar os seus mais cruéis instintos.

No tópico sobre o tema, criado na comunidade do Corinthians, o número de pessoas que “apóiam” eventual agressão aos jogadores se o pior acontecer é infinitamente maior do que o número dos que se mantém racionais.

Eu, sinceramente, espero que as manifestações a favor de uma “execução sumária” por parte da maioria seja apenas da boca pra fora. Mesmo assim, a mera cogitação de tais atitudes, ao meu ver, é algo grave.


Rodrigo Jesus da Silva

quarta-feira, novembro 14, 2007

FOTOGRAFIA DE MOMENTO

Já que o Corinthians ficará sem jogar durante 17 dias, vamos esmiuçar a atual situação no campeonato.

15º. Náutico - 46 pontos
Figueirense (fora)
Flamengo (casa)

16º. CORINTHIANS - 43 pontos
Vasco (casa)
Grêmio (fora)

17º. Goiás - 42 pontos
Atlético-MG (fora)
Internacional (casa)

18º. Paraná - 41 pontos
Santos (casa)
Vasco (fora)

19º. Juventude - 38 pontos
Fluminense (fora)
Sport (casa)

20º. América - Rebaixado


Diante dessa situação, a melhor fotografia da próxima rodada pro Corinthians e portanto a ideal, seria óbvio, a vitória sobre o Vasco no Pacaembu.
Jogo complicado, o time carioca foi irregular durante o campeonato mas mostrou ser um time perigoso.
O lado bom é que um dos destaques do time na armação, o argentino Conca, não joga.
Mas me causa preocupação a presença de Leandro Amaral, que vive grande fase, enfrentando a nossa defesa que terá possivelmente o limitado Fábio Braz substituindo Zelão.

Caso essa vitória contra os cariocas se confirme e com resultados perfeitamente possíveis como o empate do Paraná em casa diante do Santos, que ainda busca classificação pra Libertadores, e a derrota do Goiás para o Atlético Mineiro no Mineirão (o clube de Minas buscará consolidar sua vaga na Sulamericana no próximo ano já que será uma data importante, ano do seu centenário); o Corinthians se salva já nessa rodada pois abriria quatro pontos de vantagem sobre a concorrência.

Agora, caso o Goiás consiga ao menos um ponto no Mineirão e o Corinthians necessite de um empate na última rodada, a coisa começa a complicar já que o próximo adversário será o Grêmio em Porto Alegre.
Até lá saberemos ainda se o time gaúcho ainda disputará uma vaga na Libertadores, o que tornará o confronto dramático.

Agora, a pior das possibilidades mesmo seria ter de ganhar do Grêmio fora e ainda torcer pra que o Goiás não faça pontos jogando em casa contra o rancoroso Internacional, time que além de todos os recentes episódios de rivalidade contra o Corinthians, ainda terá jogadores em recente retorno de férias fora de época.

Portanto, a situação é essa e como se vê passa muito sobre o resultado contra o Vasco aqui no Pacaembu, provavelmente lotado.
Não existe outra possibilidade de resultado que não seja a vitória, caso realmente o time queira ficar na Série A.
A torcida tem carregado o time no colo, agora só falta o time corresponder e dar o alívio merecido à nação alvinegra nesse fim de ano.

Veremos (e sofreremos, óbvio) então...

terça-feira, novembro 13, 2007

FELIPE - RENOVA JÁ !

Lançada a campanha 'Renova Já' (referência a renovação do contrato do goleiro) aqui no Blog 1910.

Se o Corinthians quiser um goleiro com identificação e de personalidade novamente, que faça história dentro do clube como Ronaldo. Esse é o nome, Felipe!

O que esse goleiro vem fazendo este ano é barbaridade.
Todas as partidas, absolutamente todas, tiveram a participação direta dele nos resultados no Brasileiro.

Não fosse essa grande fase dele já teriamos caído a 5 rodadas atrás.
Se o senhor Andrés Sanches não segurar o Felipe, será a primeira grande falha do seu mandato.

E o que tem de caneleiro ganhando pra cima de 50 mil por mês no Parque São Jorge não está escrito. Que se pague um bom salário ao garoto e que se faça um contrato inteligente, com uma multa bem alta.

Felipe espetáculo a parte !
RENOVA JÁ !

segunda-feira, novembro 12, 2007

SANTO






OBRIGADO, FELIPE

Eu poderia ficar aqui analisando cada momento do que foi esse jogo ontem, mas acho que nem vale muito a pena.
O sofrido empate em 1x1 no Serra Dourada abarrotado de corinthiano nem foi um péssimo resultado, pelas circustância e de acordo com a tabela, até pode ser considerado bom.
Mas o Corinthians podia ter matado o jogo no segundo tempo, pois dominou grande parte do tempo.

É o que já venho destacando algumas vezes nesse blog, parece que o time não sabe matar uma partida, ou pela intranquilidade ou, o que acho mais provável, pela grande limitação dos seus atletas.

Mas o que vale de importante ressaltar mesmo é o nosso goleiro.
Dá gosto de falar isso, nosso goleiro.
Esse sim, a verdadeira muralha do Parque São Jorge, simplesmente um monstro debaixo das traves.
Mais uma vez, ele prorroga a esperança da torcida do Corinthians de ficar na Série A.
Defender um penalti (fora pelo menos cinco defesas difíceis) faltando quinze minutos pra terminar a partida e diante da pressão que seria essa derrota, não é pra qualquer jogador.
Não é pra qualquer goleiro.

Repito, o cara é um monstro no gol e disparado hoje o melhor goleiro do Brasil, e sem o ufanismo de um corinthiano.
É a real.
Obrigado, Felipe.

O Elton