sexta-feira, outubro 20, 2006

IMAGEM 1910 - SENNA

Tudo bem, tudo bem... essa foto todo mundo já viu!
Mas além de histórica, tem um significado afetivo pra muitos corintianos e como é fim de semana de GP Brasil em Sampa, não dá pra passar em branco.
E não dá pra falar de Fórmula 1 sem lembrar de Ayrton Senna, do Corinthians.
E nessa outra foto (click para ampliá-la), Senna na chuva (imbatível) e no carro mais bonito da história do automobilismo mundial, a Lotus 12 John Player Special, com as mesmas cores da camisa 3 do Corinthians, preta e dourada.

Em tempo - Há exatos 15 anos, Senna conquistava o tricampeonato mundial de pilotos.

Abraços, O Elton.

quinta-feira, outubro 19, 2006

LEÃO: LÍDER OU GERENTE DE CRISE?

O que esperar de um líder?
Diriam uns, aglutinar um grupo que tem diferentes personalidades em prol de um único objetivo.
Já outros defendem a idéia que um líder é aquele que traça uma estratégia e independente de ter ou não a confiança total do grupo que comanda, vai atrás do objetivo.
Talvez essas duas visões sejam simplistas demais.

Um líder é algo mais.
É alguém capaz de avaliar à sua tarefa, arquitetar uma plano de ação e usar de todas as maneiras e possibilidades trazer pra perto dele todo comandado que efetivamente será o executor de seu plano, pra enfim atingir a sua meta e o seu objetivo; em resumo é aquele que consegue "vender" a sua idéia e fechar o grupo consigo.

É claro, nem todos poderão assimilar o que foi proposto, afinal estamos tratando de seres humanos e todo o seu leque de virtudes e defeitos.
Mas aí cabe ao líder ter a sensibilidade de descobrir as peças que poderá contar e outras que contudo também poderão atrapalhar o seu projeto, e de forma firme anulá-lo em prol do objetivo maior e comum.
E mais, também cabe a esse líder ter a humildade de, durante o processo, saber escutar e ter a lucidez pra reavaliar algo pré planejado que talvez não fosse o ideal e sabiamente modificá-lo, sem orgulho e sem vaidades.

Talvez nem todos estão aptos a lidar com tais situações, talvez uns consigam mais outros menos.
Aí é o caso em que poderíamos chamá-lo de Chefe apenas, quem sabe Gerente ou Administrador de Crise ou pura e simplesmente Treinador de Futebol... mas não propriamente o LÍDER, que tanto necessitamos e é a carência do nosso Sport Club Corinthians Paulista.
Resta saber o que Leão será nesse processo todo.

Tento me agarrar à história, afinal enquanto jogador, ninguém ousou acreditar que na época da Democracia Corintiana, Leão compartilharia um grupo como aquele durante uma temporada.
E tanto conviveu, que foi campeão.
Espero que o tempo, somado a experiência adquirida tenha conseguido moldá-lo.

O caminho é enorme e tortuoso, e não diria só o problema técnico momentâneo, mas sim o de estrutura, de bastidores, de convivência política interna do clube e etc...
Mas a esperança é grande o equivalente.

O Elton

BOICOTE E PAZ

Eu não sei se é o melhor caminho boicotar a imprensa em geral.
Acho até que os jogadores precisam nesse momento um pouco mais de paz pra se concentrarem nos próximos jogos decisivos que vem pela frente, mas a vida deles e do Corinthians passam diretamente pela cobertura da imprensa esportiva. Tanto pelo lado bom quanto pelo ruim.
Mas até entendo a atitude, pois existem muitos jornalistas que parecem querer mais o sensacionalismo a todo custo, do que a simples informação.
O que parece estar cada vez mais longe e é sem dúvida o que o Corinthians mais precisa nesse momento, chama-se PAZ.
Ahhh, e jogar bola também!

O Elton

terça-feira, outubro 17, 2006

É HORA DA VIRADA

Lá estava eu ontem grudado na ESPN à noite assistindo uma partida de futebol americano.
Isso mesmo não se espantem, eu adoro futebol americano!
Acho um jogo completo, democrático (onde todo perfil de atleta participa), estratégico, estudado, combativo, justo e acima de tudo emocionante.
Tudo bem que, quem não entende "lhufas" da regra do jogo não deve mesmo achar a menor graça naquele bando de "yankees" com armaduras se matando em um campo gigante cheio de números no chão, com a trave fincada de ponta cabeça e com aquelas meninas de sainha curta ao lado do campo pulando e torcendo.
Mas enfim...

Quem não sabe, a partida é dividade em quartos (assim como no basquete) e pelo avanço do horário não consegui acompanhar até o fim.
Mas assisti os dois primeiros quartos inteiros e até basicamente o fim do terceiro, quando o placar do jogo estava Arizona Cardinals 23x3 Chicago Bears.
Isso mesmo, fosse no nosso futebol seria uma lavada pro time da casa, que aliás nem era o favorito.
Mas o time de Chicago realmente tava levando um baile, não viu literalmente a cor da bola (aquela meio laranja e que nem redonda é).

Quando lá pelas tantas ví os últimos 3 pontos dos Cardinals e como só faltavam 3 minutos pro fim daquele terceiro quarto resolvi ir dormir pois o resultado era barbada e hoje nem sábado seria.
Até pela supremacia de um time sobre o outro, nem me preocupei hoje cedo em saber o quanto tinha acabado o vareio pois mais tarde durante o dia com calma entraria num site qualquer da NFL (a Liga do futebol americano) só pra matar a curiosidade.
Mas sei lá porque lá pelas 10 ou 11 horas fui pesquisar...
E qual não foi minha surpresa quando descobri que os Bears haviam virado o jogo no finalzinho pra 23x24!!!
Isso mesmo!!!
Juro, achei que tinha entrado em estatística de algum jogo errado ou sei lá o que.
Mas não, houve mesmo a virada espetacular e fora de casa, em um jogo que parecia impossível.

E porque tô contando isso num Blog dedicado exclusivamente as coisas do Corinthians?
Oras...
Porque é a típica virada que no futebol só o Corinthians é capaz.
É o tipo de virada que o corintiano se orgulha, sofre, chora, estufa o peito e diz; aqui é Corinthians!
E ontem os torcedores dos Bears devem ter gritado lá na América, aqui é Chicago... porra!

Mais do que nunca, Timão... é hora da virada!
Rebaixamento???!!!
Pô, isso é coisa pra outro Parque.

O Elton

segunda-feira, outubro 16, 2006

SHOW DE HORRORES

O primeiro tempo do Corinthians ontem à tarde no Maracanã contra o Flamengo foi uma das coisas mais deprimentes que já ví no futebol.
Muito dos jogadores sem vontade e displicentes, erros de passes à baciada, erros individuais infantis, time mal escalado, e um chocolate do Flamengo.
Eu disse, do Flamengo (!!!)... A que pontos chegamos.
E digo mais, sair do primeiro tempo tendo tomado "apenas" 2 gols foi um alívio.
No segunda etapa houve alguma melhora (seria impossível piorar!) principalmente com a entrada de Ramon que conseguiu tocar um pouco mais a bola com qualidade, porém nada muito útil já que a bola chegava nos pés do fraquíssimo Rafael Moura e de um Amoroso irreconhecível.
Ao final os 3x0 foi justo e condizente com a diferença dos times em campo e com isso estacionamos de vez na tabela e na zona do rebaixamento.
Um verdadeiro show de horrores alvinegro.
O fato é que voltamos ao fundo do poço, com um time com inúmeras vaidades, sem vontade e sem vergonha na cara (salvo raríssimas excessões) que é exatamente o espelho da sua administração.
Tá difícil!

Abraços envergonhados, O Elton.