quinta-feira, outubro 19, 2006

LEÃO: LÍDER OU GERENTE DE CRISE?

O que esperar de um líder?
Diriam uns, aglutinar um grupo que tem diferentes personalidades em prol de um único objetivo.
Já outros defendem a idéia que um líder é aquele que traça uma estratégia e independente de ter ou não a confiança total do grupo que comanda, vai atrás do objetivo.
Talvez essas duas visões sejam simplistas demais.

Um líder é algo mais.
É alguém capaz de avaliar à sua tarefa, arquitetar uma plano de ação e usar de todas as maneiras e possibilidades trazer pra perto dele todo comandado que efetivamente será o executor de seu plano, pra enfim atingir a sua meta e o seu objetivo; em resumo é aquele que consegue "vender" a sua idéia e fechar o grupo consigo.

É claro, nem todos poderão assimilar o que foi proposto, afinal estamos tratando de seres humanos e todo o seu leque de virtudes e defeitos.
Mas aí cabe ao líder ter a sensibilidade de descobrir as peças que poderá contar e outras que contudo também poderão atrapalhar o seu projeto, e de forma firme anulá-lo em prol do objetivo maior e comum.
E mais, também cabe a esse líder ter a humildade de, durante o processo, saber escutar e ter a lucidez pra reavaliar algo pré planejado que talvez não fosse o ideal e sabiamente modificá-lo, sem orgulho e sem vaidades.

Talvez nem todos estão aptos a lidar com tais situações, talvez uns consigam mais outros menos.
Aí é o caso em que poderíamos chamá-lo de Chefe apenas, quem sabe Gerente ou Administrador de Crise ou pura e simplesmente Treinador de Futebol... mas não propriamente o LÍDER, que tanto necessitamos e é a carência do nosso Sport Club Corinthians Paulista.
Resta saber o que Leão será nesse processo todo.

Tento me agarrar à história, afinal enquanto jogador, ninguém ousou acreditar que na época da Democracia Corintiana, Leão compartilharia um grupo como aquele durante uma temporada.
E tanto conviveu, que foi campeão.
Espero que o tempo, somado a experiência adquirida tenha conseguido moldá-lo.

O caminho é enorme e tortuoso, e não diria só o problema técnico momentâneo, mas sim o de estrutura, de bastidores, de convivência política interna do clube e etc...
Mas a esperança é grande o equivalente.

O Elton

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto.

Sou Corinthiano e mecho com blog, sei fazer templates muito bons e já estava pensando em fazer um blog do Corinthians, se precisar de ajuda add meu msn ai: andrecunha85@hotmail.com ;) Abraço. E ele é lider sim!

Anônimo disse...

Sou São Paulina...
bom vcs lendo um comentario de uma são paulina devem achar meio estranho neh, mas tudo bem, a minha opinião em relação ao Leão, eu acho ele como um líder, por que o Corinthians só esta assim, devido aos jogadores, não acho que seja culpa dele.

É isso boa sorte Corinthianos
bjossss

T.A.T.A