quarta-feira, julho 23, 2008

DOIS TEMPOS DISTINTOS

Ceará 2x2 Corinthians

Num dia que o Felipe foi seguro e importante pra evitar a derrota, o Denis novamente se mostrou fraco, a dupla de zaga ficou em apuros pelo sistema de marcação infeliz do meio, o André Santos seguiu jogando na Alemanha e o ataque foi aquela coisa inconstante de sempre... A vontade do Herrera que agora não vem acertando as cabeçadas e o Dentinho que por mais contra-ataques que tenha proporcionado ao adversário, ao menos dessa vez fez dois gols... Gols fáceis, mas pelo menos ele fez.

Quanto ao meio, deixei pra falar em destaque porque foi desse setor, juntamente com os laterais, onde se viu como o Corinthians pode ser um time infantil, taticamente falando.

O Mano tentou armar um losango, onde o Fabinho fazia a cabeça de área e o Douglas ficava encarregado para a armar na outra ponta dessa figura geométrica.

Só que o desempenho das funções pelas peças laterais desse losango foram algo simplesmente lastimável.

Elias pela direita e Eduardo Ramos pela esquerda ficaram meio que encarregados de cobrir os laterais, fecharem o meio, encostarem no Douglas para auxiliarem na criação e ainda botarem pra funcionar possíveis triangulações pelos seus respectivos lados.

O problema aí foram dois:

1 - Possivelmente funções demais para jogadores de menos (quesito qualidade).

2 - Um time mal treinado não vai de repente pôr algo assim em prática apenas por uma conversa de vestiário na prancheta momentos antes da partida.

Futebol é treinado, repetição, não adianta o técnico ter uma idéia mirabolante as vésperas de cada partida e com isso o time não ter um padrão nunca.

Facilmente o Ceará matou o esquema do Timão, na base do um/ dois em movimentações simples o adversário eliminava os "nossos meias-volantes" das jogadas e ganhavam as costas dos laterais.

O primeiro tempo foi um desastre e no final do segundo, já sem esquema e na base do rolo compressor, o Corinthians forçou, o Ceará falhou e chegamos ao empate, que foi o suficiente pro Mano intervir e não querer mais os laterais passando o meio.

Mas...

Pelo menos nas alterações o Mano acertou.

O Carlos Alberto por ser um motorzinho deu outra vida a lateral direita no lugar do Denis, o Acosta entrou dormindo, mas é um jogador que ao menos tira um adversário pra marcar, chama faltas e tals e com isso mantém o time na frente e o Saci também entrou bem no jogo.

Aliás, talvez o Saci mereça uma chance como "ala" desse tal losango de meio pelo lado esquerdo.


Por Paulo Shadow

Nenhum comentário: