quarta-feira, fevereiro 13, 2008

A PUBLICIDADE DA EMS E A 'TRANSPARÊNCIA'

Segunda-feira, como faço toda segunda, comprei o jornal Lance! e fui direto para as páginas sobre o Corinthians.

Notei um anúncio publicitário do Laboratório EMS, que fazia referência à camiseta roxa do Corinthians, com foto e tudo mais. O texto dizia algo como "roxo, só a camisa', pois se tratava de propaganda de um medicamento contra contusões.

Imediatamente pesquisei no site do Corinthians alguma notícia relacionada a essa propaganda haja vista que até onde eu sabia o Laboratório EMS não teria nenhum tipo de ligação com o clube, o que não lhe permitiria utilizar a marca do clube em peça publicitária.

Nada encontrei no site do Corinthians. Pesquisei então no site da própria EMS e também nada encontrei.

Durante todo o dia ficou aquela sensação no ar de que o Corinthians estava sendo lesado, pelo menos era isso o que eu sentia.

Somente no final da tarde o site do Corinthians publicou uma nota sobre o fato de a W/Brasil, agência de Washington Olivetto, notório corintiano, ter aderido à camiseta roxa e fazia menção à propaganda da EMS.

O Corinthians cedeu gratuitamente o uso de sua imagem para a peça publicitária.

Algo lamentável, ao meu ver, por vários aspéctos:

1 - A imagem do Corinthians foi vinculada a uma empresa que não é patrocinadora do clube. O clube tem alguns patrocinadores que pagam milhões de reais anuais para poder fazer essa vinculação. Se eu fosse o patrocinador do Corinthians eu certamente não gostaria de saber que por aquilo que pago milhões outra pessoa tem de graça;

2 - Poder-se-ia argumentar que se trata de um 'marketing positivo' para o Corinthians, o que pra mim cai por terra por se tratar de uma peça essencialmente comercial. Ora, é evidente que vincular qualquer produto ao Corinthians é algo que gera, em contrapartida, ótimo retorno. Se a peça era comercial e a vinculação

Nenhum comentário: